13 – O MELHOR E O PIOR DO SER HUMANO

Olá leitores e espectadores desse Brasilzão de meu Deus!

Depois do meu hiato criativo estou de volta (vamos ver por quanto tempo) “quéssa” bagaça, trazendo a primeira grande listinha deste saite!

O tema de hoje é: O melhor e o pior do ser humano! 5 filmes que assiti nos últimos tempos que trazem a tona o melhor e o pior comportamento do animal racional. Hoje não tem gracinha (a não ser o que vos escreve). Os parágrafos estão bem dosados e sucintos para o texto não ficar grande. Divirta-se! Ou não, eu não me importo…

MEU TOP 5 – O MELHOR E O PIOR DO SER HUMANO EM FILMES:

 

as vantagens de ser invisivel
 

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2013): baseado no livro de 1999. É um filme de época, retratando o início dos anos 90, onde liberdade de expressão adquirida nas décadas anteriores deixaram de fazer tanto sentido para os jovens. Esse filme mostra a história de Charlie, um adolescente com tendências suicidas e é uma visão honesta de como é ser um adolescente problemático. Não aqueles que reclamam da vida tediosa que levam, mas sim dos que enfrentam problemas reais dentro de casa e ainda têm de driblar os julgamentos gratuitos que recebem do restante do grupo em que estão inseridos.

Este filme me agrada pois é notável que esta (a adolescência) é a pior fase da vida, pois você quer sair do casulo mas não sabe como, e tudo que todo mundo fala parece não fazer sentido, e tudo que você faz parece não estar certo. Além disso a trilha sonora é sensacional!

Obs: o filme foi adaptado pelo mesmo autor do livro, então tudo que é importante, está lá!


 

o grande hotel budapeste
 

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE (2014): filme impecável, assim como a hotelaria deve ser, mostrando uma das profissões mais completas em termos de serviços que existem: a hotelaria. São poucas as profissões que lidam com o ser humano de uma forma tão íntima e aprofundada como a hotelaria (não desmerecendo nenhuma outra profissão, mas só vou falar da que embasamento). O filme mostra parte da vida de M. Gustave – concierge e Zero – mensageiro, ambos funcionários da época de ouro do Grande Hotel Budapeste e como essa profissão moldou suas vidas e também como fez nascer uma amizade eterna e um sentimento mutuo de respeito e o que esses valores podem fazer por uma pessoa.

Obviamente, como a hotelaria ainda está no meu sangue, me identifiquei com o filme e atesto que 90% do que vi é verdade! Destaque para a dinâmica do filme e fotografia, com cenas capturadas em grandes áreas.


 

superbad
 

SUPERBAD (2007): Cara, que filme! Um besteirol americano que vai te fazer rir! Este foi o filme que deu uma grande impulsionada nas carreiras de Jonah Hill, Michael Cera, Emma Stone e Seth Rogen. Aliás, este filme é sobre a vida jovem de Seth Rogen e mostra a amizade entre ele e seu amigo Evan Goldberg. Se “As Vantagens de Ser Invisível” mostra que existem adolescentes com problemas sérios, Superbad mostra que tem jovens com problemas não tão sérios mas que esses problemas os afetam e eles não estão nem aí, fazem seus “corres” pra tentar resolver e tocam a vida.

Destaque para a trilha sonora que é um funk soul dos anos 70. Parece que você já ouviu todas as musicas, mas não ouviu, elas foram produzidas especialmente para o filme.

Curiosidade: Seth Rogen está na produção executiva do filme juntamente com Evan Goldberg. E o filme foi escrito por eles também. Ou seja, é o filme da vida deles!


 

pequena loja dos horrores
 

PEQUENA LOJA DOS HORRERES (1986): filme com Rick Morranis (Querida, encolhi/estiquei as crianças). Este é um musical 200% inusitado e muito bem produzido! Mostra do que o ser humano é capaz para conseguir a atenção de outra pessoa ou para ter sucesso na vida. Conta a história de um empregado de uma floricultura que modifica geneticamente uma planta carnívora e colhe tudo de bom e ruim que a planta tem a oferecer.

Já adianto que o final (últimos 3 minutos) não é legal, mas ainda assim o filme deve ser visto por proporcionar diversão e por mostrar uma inovação e tecnologia na produção cinematográfica, considerando a data em que o filme foi feito.

Esta é uma re-filmagem do filme original que estreou em 1960 com ninguém menos que Jack Nicholson! Ainda estou procurando pra assistir.

Destaque para tudo que virou referência em filmes e séries que vieram depois de sua estreia.


 

whiplash
 

WHIPLASH (2014): a carreira musical, principalmente de múscia clássica, piano, jazz e blues não é fácil. Isso você já sabe. Quando se tem um maestro ditador é um pouco pior. É isso que vemos em Whiplash. O filme mostra tudo que o protagonista Andrew fez até conseguir virar um grande baterista de jazz.

O filme é ótimo, mas algumas coisas me incomodaram, como por exemplo a paixonite que Andrew tem por uma garota mas nunca faz nada a respeito ( a garota dá o maior mole pra ele). Até que ele é convidado por Fletcher (o maestro ditador) para tocar em sua orquestra. Isso dá autoconfiança a ele, ele chama a garota pra sair, eles começam a namorar, e ele termina com ela para ter mais tempo para se dedicar à musica. Ou seja, tudo que o fortifica, é também sua ruína.

Esta é uma historia bem intensa, (inclusive comecei a assistir e larguei no meio, e voltei a assistir uns três dias depois) principalmente a relação de Andrew e Fletcher e qual o limite de para o impulsionamento de um talento.


Bom é isso, ficam as dicas de hoje. Os filmes são todos agradáveis e se você não tirar alguma lição deles espero que sejam pelo menos de grande divertimento para quem assistir como foi pra mim.

A gente se vê quando a gente se ver!

Deixem comentários se já assistiram algum desses filmes, se concordam ou se discordam de mim.

Até mais!

Anúncios

3 comentários sobre “13 – O MELHOR E O PIOR DO SER HUMANO

  1. Oiiii!!! Ótimo texto!! Mas só assisti o do invisível lá e odiei rs. Filme chato pra caraaaaa……rs massss nossos gostos são diferentes assim como nós. Fiquei com vontade de ver os outros. Vou ver. Obrigada pela dica. Mas maiooor discordo de vc quando vc diz que “exceto a medicina nenhuma outra profissão lida com o ser humano de forma tão íntima e profunda” ou algo dess tipo. Ôpa! Como assim? E a do professor? Que gerou todasss as outras? Não. Não concordo mesmo. A educação talvez seja a primeira a lidar com tudo isso e muito mais. Vc além de limpar bunda de criança e outras nojentices desse tipo nesse caso literalmente intimo e profundo mas que ases e pagens lidam com isso de forma tãooo natural assim como alguns professores. vc lida com o psicológico delas TODOS os dias. Vc inclusive é capaz de aniquilar com seus lindos e belos sonhos ou alimentá-los para que sejam pessoas melhores. Não conheço forma mais intima e profunda que essa. Do que ensinar.
    A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. “Perguntar a importância da Educação é como perguntar qual a importância do ar para nós. É pela Educação que aprendemos a nos preparar para vida”, disse a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum.
    Dentre taaaaantos outros aspectos. Vale a pena repensar essa parte não? Bjs

    Curtir

    • Olá TT! Obrigado pelo seu comentário! Um professor da área de hotelaria, que não vou lembrar o nome agora, disse uma vez que “o ser humano mostra sua verdadeira cara quando está exausto e faminto após um dia de trabalho e ao hoteleiro cabe amenizar este fato.” não com essas palavras exatas mas com este sentido. E foi esse pensamento que tomei de base para escrever o texto. Desculpe se me expressei mal. Inclusive já corrigi o texto para que nenhuma outra profissão fique de fora. Quando assistir ao filme me diga o que achou, ok?!
      Bjos e volte sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s